Os professores do Programa de Pós-Graduação em Filosofia estão comprometidos com pesquisa e produção acadêmicas relevantes tanto para o contexto propriamente amazônico e brasileiro quanto, de um modo mais geral, no que tange à própria história da filosofia. Abaixo, uma descrição do projeto de pesquisa desenvolvido por cada docente:
-> Nome do projeto: O colonialismo como teoria da modernidade: para a construção de uma teoria da modernidade desde e pelas periferias |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Contemporânea |
Ano início: 2015 |
Docente: Leno Francisco Danner |
Descrição do projeto: Este projeto possui um triplo objetivo, a saber, primeiro, reconstruir discursos filosófico-sociológicos e autocompreensões normativas das teorias da modernidade europeia relativamente ao processo de modernização ocidental, especialmente as teorias da modernidade de Max Weber e de Jürgen Habermas; segundo, desenvolver minha crítica de que essas teorias da modernidade sofrem seja de uma cegueira histórico-sociológica, seja, a partir daqui, de uma romantização político-normativa do racionalismo ocidental, que as levam a conceber a modernidade europeia como autêntico, reto e direto universalismo-globalismo, diferenciando-a de todo o resto das sociedades-culturas e colocando-a, nesse modelo normativo-institucional estilizado, como a condição da crítica, da reflexividade e da emancipação; terceiro, trazer para o centro do discurso filosófico-sociológico da modernidade o colonialismo como teoria da modernidade que correlatamente desvela-crítica a correlação de cegueira histórico-sociológica e de romantização político-normativa do racionalismo ocidental e traz para o centro do discurso filosófico-sociológico sobre a modernidade a voz-práxis dos contextos socioculturais e dos sujeitos epistemológico-políticos periferizados pela modernização. |
-> Nome do projeto: Ética e Filosofia Política Moderna: Kant e Hegel |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna |
Ano início: 2017 |
Docente: Paulo Roberto Konzen |
Descrição do projeto: O Projeto de Pesquisa, intitulado 'Ética e Filosofia Política Moderna: Kant e Hegel', pretende continuar estudando temas que foram objeto de pesquisa durante meu Mestrado, Doutorado e meus dois Pós-Doutorados, em especial os conceitos de Estado, Povo, Liberdade de Imprensa, Publicidade e Cultura em Kant e Hegel, procurando analisar teoricamente e ver suas implicações práticas público-privadas. Enfim, vincula-se com temas atuais de constante debate ou embate, pois trata de dados essenciais, por exemplo, no processo de constituição e de informação ou formação da opinião pública de um Estado, povo ou cidadão e, igualmente, de busca pela maior mediação possível das muitas diferenças na esfera pública, sobretudo de grau de cultura. A questão da liberdade de imprensa e a do Estado envolve aspectos teóricos e práticos, tanto a nível privado quanto a nível público, com implicações, por exemplo, na opinião pública, na administração pública, etc. A 'análise, interpretação e confronto' de autores da Ética, Filosofia Política e Filosofia do Direito, dos assim designados 'grandes filósofos', em especial, nesse projeto de pesquisa, Kant e Hegel, fornecem subsídios para 'investigar' as 'grandes questões que hoje, ontem e amanhã constituem o trabalho filosófico', em particular a 'doutrina do sujeito', a 'análise do dever', a 'justificação racional', a questão da 'verdade e falsidade', entre outros. |
-> Nome do projeto: Teorias Contemporâneas da Justiça e da Democracia |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Contemporânea |
Ano início: 2013 |
Docente: Fernando Danner |
Descrição do projeto: Esteprojeto possui o objetivo de estudar as principais teorias da justiça e da democracia desenvolvidas na contemporaneidade, a saber: (I) a teoria da justiça como equidade (Rawls); (II) a teoria da democracia deliberativa (Habermas); (III) a teoria do reconhecimento (Taylor, Honneth, Fraser); (IV) a teoria comunitarista da justiça (MacIntyre, Sandel, Walzer) e de suas respectivas reapropriações do pensamento político moderno (principalmente, a de Kant e de Hegel). A intenção principal é desenvolver reflexões sobre conceitos como justiça, democracia, deliberação, reconhecimento, direitos humanos, identidade, equidade, liberdade, deliberação etc. |
-> Nome do projeto: Teorias da Justiça e Globalização |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Contemporânea |
Ano início: 2013 |
Docente: Magnus Dagios |
Descrição do projeto: O projeto proposto “A Teoria Crítica e as Relações Internacionais: o alcance das contribuições da Escola de Frankfurt para a política mundial” situa-se nas áreas de Filosofia Política, Ética e Teorias das Relações Internacionais. O intuito principal é estabelecer uma compreensão da Escola da Teoria Crítica no debate paradigmático das relações internacionais, suas contribuições e alcances como alternativa para as atuais correntes dominantes, desde a tradicional Escola do Realismo clássico e neoclássico e do Liberalismo, como suas atualizações positivadas do debate “neo x neo”, Neorrealismo e Neoliberalismo, que se utilizam amplamente da teoria dos jogos, da teoria da escolha racional e da microeconomia neoclássica. O debate das últimas décadas do século passado, entre Neorrealismo e Neoliberalismo, ainda se define pelas abordagens tradicionais da política internacional, baseado no núcleo rígido do Realismo e do Liberalismo. De um lado o Realismo, que entre suas características principais pode-se destacar: 1) uma visão pessimista da natureza humana; 2) a premissa das características inerentemente conflituosas das relações interestatais que são resolvidas por meio da guerra; 3) a questão da segurança e da sobrevivência estatal; 4) falta de perspectiva para relações de cooperação além dos interesses de curto prazo, e o caráter iminentemente autointeressado dos atores estatais. Contra essa visão, a abordagem Liberal, defende: 1) um otimismo em relação à natureza humana; 2) os Estados podem cooperar para objetivos duradouros, nos quais depende o futuro da humanidade; 3) a importância das instituições internacionais; 4) crença no progresso. A Teoria Crítica das relações internacionais, por sua vez, procura se utilizar das matrizes conceituais da Escola de Frankfurt, como o tema da alienação, da técnica, e da transformação da realidade social. A teoria deveria promover as necessidades humanas e não a técnica em si mesma ou naturalização dos fatos sociais. Por isso, a partir do reconhecimento dos limites da racionalidade e da construção teórica dentro dos contextos históricos e dos interesses promovidos, a Teoria Crítica esteve comprometida com a crítica da sociedade, das ideologias, e do conhecimento, que visam não somente a uma explicação dos fatos sociais, mas também a uma transformação dessa realidade, como pretendia Max Horkheimer, um dos teóricos fundadores da Escola de Frankfurt. As muitas contribuições que na esteira do pensamento social da Escola de Frankfurt têm-se produzido, evidenciam as insuficiências das teorizações tradicionais das relações internacionais, que muitas vezes não possuem a conceituação apropriada para trabalhar as mudanças que se processam no mundo globalizado, e nem a proposição de alternativas a essa ordem. A influência da abordagem da Teoria Crítica para esse tema, se reflete em muitos trabalhos de pensadores já destacados no cenário mundial, como os representantes diretos da Escola, Jürgen Habermas e Axel Honneth, além de representantes teóricos advindos da própria área das relações internacionais como Robert Cox, Andrew Linklater, Chris Brown, entre outros. |
-> Nome do projeto: A filosofia da Natureza no contexto da modernidade |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna |
Ano início: 2017 |
Docente: Clarides Henrich de Barba |
Descrição do projeto: Investigar as diversas tendências filosóficas da natureza e sua relação com o contexto da modernidade em seu caráter ético, estético e da participação da cidadania e da justiça. |
-> Nome do projeto: Questões Éticas Contemporâneas: Ontologia Heideggeriana e Existencialismo Sartreano |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Contemporânea |
Ano início: 2017 |
Docente: Christian Otto Muniz Nienov |
Descrição do projeto: Esteprojeto possui o objetivo de estabelecer uma compreensão do Movimento Existencialista Franco-Germânico no debate moral e/ou ético paradigmático das relações entre os existenciais angústia, desamparo e desespero, com os princípios da responsabilidade e da liberdade, sua herança (contribuições e limites) como desafio para a contemporaneidade, desde a tradição das descrições fenomenológicas e das analíticas existenciais (a partir da ontologia fundamental), até as atuais discussões políticas sobre a democracia a respeito dos vários modelos secularizados de governo. |
-> Nome do projeto: Crime e castigo na Teoria Política Moderna |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna |
Ano início: 2015 |
Docente: Márcio Secco |
Descrição do projeto: A Filosofia Moral e Política moderna, não obstante a grande diversidade de teorias, é normalmente apresentada como o contexto no qual surge a ideia de que os seres humanos podem ser compreendidos como sujeitos de direitos. O direito é normalmente compreendido como uma qualidade moral que adere a um ser moral ou pessoa. A partir dessa noção inúmeras teorias da sociedade foram produzidas, sempre pautadas sobre a ideia de padrões mínimos de sociabilidade. Este projeto de pesquisa busca na caracterização do crime e da punição as características que podem levar à declaração teórica da insociabilidade de um indivíduo. A pesquisa visa apontar os fundamentos morais e políticos a partir dos quais seria possível negar a um indivíduo o status de cidadão, ou mesmo de pessoa, para compreender quais seriam os fundamentos a partir dos quais as modernas teorias do contrato social afirmam direitos fundamentais, e quais seriam as condições a partir das quais caberia à sociedade o dever de protegê-los, e em quais situações qualquer direito poderia ser negado a um indivíduo. Os resultados desta pesquisa são parte de um projeto maior que visa se estender a teorias e concepções sobre o crime e a pena nas teorias políticas contemporâneas, em que os Direitos Humanos funcionam como uma espécie de base comum a partir da qual uma sociedade poderia ser erigida. |
-> Nome do projeto: Ricoeur e Kant: A vida boa, a ética, a justiça, a política, solicitude e instituições justas, a partir da alteridade |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna |
Ano início: 2015 |
Docente: Marcio de Lima Pacheco |
Descrição do projeto: A proposta do presente projeto é apresentar a ética de Ricoeur, tendo como fio condutor a questão da alteridade, que assume um papel central já no conceito aristotélico de amizade. Além do mais, esse fio condutor nos levará a compreender os conceitos de: Política, solicitude, moral, vida boa e instituições justas. Em segundo lugar, a moral kantiana representa a garantia de que o outro seja tratado como pessoa e não como coisa. Neste contexto, cabe à sabedoria prática a tarefa de equilibrar a deontologia com a teleologia, buscando salvaguardar a individualidade do outro quando esta fica ameaçada pela universalidade do imperativo. Tal projeto nos possibilita duas coisas: dialogar a partir dos textos de Ricoeur com os filósofos antigos e modernos; passar de uma ética teórica para uma moral concreta. |
-> Nome do projeto: Fundamentação filosófica dos direitos humanos nas teorias da justiça contemporâneas |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Contemporânea |
Ano início: 2016 |
Docente: Rodolfo de Freitas Jacarandá |
Descrição do projeto: Pesquisar os principais modelos de fundamentação filosófica dos direitos humanos de acordo com as teorias contemporâneas da justiça, sobretudo: teorias normativas tradicionais (agents-based; rights-based theories; Gewirth, Griffin, Waldron), (b) teoria crítica (Habermas, Seyla Benhabib, David Ingram, etc.), e (c) teorias políticas (Joseph Raz, Rawls, Jack Donnelly, etc.). O estudo visa confrontar as respostas dadas pelos principais teóricos elencados a problemas clássicos e atuais decorrentes da aplicação dos direitos humanos, como a relação entre fundacionalismo e antifundacionalismo, universalismo e relativismo cultural, desenvolvimento econômico e preservação ambiental e etc. |
-> Nome do projeto: GEA – Grupo de Ética da Amazônia |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna |
Ano início: 2009 |
Docente: Josenir Lopes Dettoni |
Descrição do projeto: O GEA – Grupo de Ética da Amazônia, vinculado ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia, dedica-se ao estudo de Fundamentos da Ética e Ética Aplicada, buscando desenvolver consistente reflexão filosófica moral a partir da Amazônia. |
-> Nome do projeto: Modernização conservadora e sátira política no Brasil: ética, estética e intermidialidade |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna |
Ano início: 2017 |
Docente: Vitor Cei Santos |
Descrição do projeto: Esta pesquisa tem dois objetivos complementares: 1º) reconstruir a possibilidade de uma fundamentação filosófica da modernização conservadora no Brasil, de modo a revelar perigos a serem enfrentados e possíveis soluções a serem tomadas; 2º) analisar os aspectos éticos e estéticos da sátira política no Brasil, em perspectiva diacrônica, do período colonial ao século XXI, na literatura, no jornalismo e nas novas mídias. Argumentamos que na sociedade brasileira, considerada desde o início do período colonial, os avanços da modernização conservadora acentuaram contradições sociais. Nesse horizonte, merecem atenção e interpretação duas tendências na sátira política brasileira, de Gregório de Matos aos atuais memes: 1ª) a tendência a insistir no aspecto negativo da modernização; 2ª) a expressão da contradição performativa entre os ideais éticos defendidos publicamente (baseados em valores cristãos, positivistas ou liberais, de acordo com a época) e as práticas (dissimuladas) de corrupção, libertinagem e violência. Trata-se, em suma, de pesquisa interdisciplinar vinculada a temas atuais de constante debate na esfera pública brasileira. |
-> Nome do projeto: Estéticas da Terra: Filosofia, Literatura, Mito e Ciência |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna |
Ano início: 2013 |
Docente: Heloisa Helena Siqueira Correia |
Descrição do projeto: No início da década de 1950, ao refletir sobre a percepção de Nietzsche acerca da situação do homem diante do poder que estaria prestes a assumir, Martin Heidegger afirma: “Es el momento en que el hombre se apresta a asumir el poder sobre la tierra en su totalidad”. O homem em questão, o além-do-homem, não teme a aparentemente extraordinária tarefa que coloca a si mesmo. E sabe-se em um mundo em que não pode recorrer a Deus, posto que Ele está morto.Sabe que agora se trata, uma vez por todas, de ser fiel à Terra. As considerações dos filósofos sintetizam, como ponto de partida, questões que configuram o problema acerca dos modos como a literatura constrói relações estéticas e políticas do homem com a terra-Terra. Tais relações recebem influxos de determinadas racionalidades (principalmente científicas) que impõem práticas de dominação, exploração e instrumentalização da Terra e, ao mesmo tempo, em outras perspectivas, são tributárias de sentidos outros como o mítico, o sagrado e o animal. Em outras palavras, é possível encontrar estéticas diversas da terra nos textos de literatura. Estéticas insólitas e/ou racionais, abertas e alimentadas pela sabedoria mítica, pelos conhecimentos científicos, pelo saber oral e pela práxis histórica dos povos tradicionais. A partir daí surgem muitas perguntas: em que medida a literatura compartilha o saber das ciências duras, Ciências Humanas, da Filosofia e dos mitos, e como essa apropriação/empréstimo/invenção/transcriação desdobra-se estética e politicamente nas relações telúricas dos personagens humanos e animais? Em que medida a Terra se torna viva ou é destruída, abstraída ou tornada fantasmagórica? Como se constrói a fidelidade à Terra na vida dos personagens, no espaço e tempo narrativos, na escolha dos temas? Pela mimesis, pela antiphysis? Como personagens humanos e animais, humanizados ou não-humanizados, trocam experiências terrestres e compartilham impulsos telúricos? Nesse sentido, trata-se também de interpretar como os seres naturais, fantásticos e/ou míticos podem sinalizar para questões relativas às novas relações políticas e estéticas com a terra-Terra. Interpretação que, em afinidade com o pensamento de Vattimo, opõe-se à denominada “tentação do realismo”, isto é, a tendência baseada na posição dos realistas que “(...) defenderiam a existência de um mundo independente dos sujeitos” (VATTIMO, 2001, p. 12-13). E lembrando, uma vez mais com Foucault, que a interpretação “[...] necessita apoderar-se, e violentamente, de uma interpretação que está já ali, que deve trucidar, derrubar e quebrar a golpes de martelo” (s/d, p. 17), assumindo, desse modo, seu caráter político e violento. |
-> Nome do projeto: Hermenêutica e Teoria Crítica: Ética, Democracia e Direitos Humanos |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Contemporânea |
Ano início: 2016 |
Docente: Oneide Perius |
Descrição do projeto: Trata-se de um projeto de pesquisa geral compartilhado por todos os docentes do colegiado do Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, com ações de extensão que pretende investigar as relações entre os conceitos éticos, o universo político das democracias contemporâneas e os direitos humanos. No caso específico de minha pesquisa particular dentro deste projeto geral pretendo pesquisar o discurso acerca dos direitos humanos nas sociedades contemporâneas tomando como base teórica a tradição hermenêutica e a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. |
-> Nome do projeto: Direito e Política |
Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna |
Ano início: 2017 |
Docente: Keberson Bresolin |
Descrição do projeto: Para buscar, entender, analisar e propor a legitimidade do Estado e a validade do Direito, vale-se aqui dos filósofos juspolíticos contemporâneos como John Rawls, Robert Nozick, Jürgen Habermas e Klaus Günther, os quais são nomes consagrados. Além destes filósofos contemporâneos, vale-se, nesta pesquisa, das bases jurídicas e morais propostas no séc. XVIII por Immanuel Kant. A partir de Kant pretende-se, então, realizar estudos sobre cada uma das perguntas-problema, a saber, Dado a forma de governo democrática: Quais os processos para legitimar as decisões políticas? O que é e como garantir a opinião pública? Estado liberal ou intervencionista: qual desses está em conformidade à forma democrática de governo? Dado o Estado de Direito: Qual a legitimidade/fundamentação das leis instituídas? Quais direitos, sociais/coletivos e/ou liberais/individuais? No entanto, o diálogo com os pensadores atuais é indispensável visto que muitos deles atualizaram a filosofia política e moral kantiana para séc. XX e XXI. Em outras palavras, Kant será a base da pesquisa a qual estará sempre em relação direta com os pensadores contemporâneos, sem deixar a possibilidade de estudar unicamente um, dois ou a relação entre os pensadores contemporâneos supracitados. |